segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007

Ser popular hoje é realmente ser popular?!

Leitores do protocooperação tenho certeza que você já se debateram com essa pergunta que vire e mexe me perturbar as nossas mentes não é verdade? Lógico! Quantos de vocês já se pegaram vendo televisão, que por sinal é o maior meio de propagação dessa idéia que vem estado presente na juventude de hoje em dia. Não digo que isso nunca aconteceu antes e que isso é um termo novo, mas nunca esteve tão evidente e empregado no nosso meio e enraizado na nossa cultura como está hoje em dia.

Primeiramente vamos ao conceito, significado de popular no dicionário. “Do Lat. Populare; relativo ao povo;pertencente ao povo; usado pelo povo; feito para o povo; próprio do povo; estimado pelo povo; democrático;”. Simples e suficiente para pensarmos alguma coisa se perdeu ao longo do tempo, ou que alguma coisa mudou nesses significados não é? Talvez esteja pensando que o termo, significado ficou obsoleto com o passar dos anos? A grande questão está justamente nisso. Tudo está completamente correto

A questão que eu quero levantar do que seria esse “povo” que o dicionário repetiu sistematicamente seis vezes? Segundo o dicionário: “conjunto dos habitantes de um país, de uma localidade, etc. ; multidão de gente; a classe inferior da sociedade; plebe; o público; pequena povoação; lugarejo” É minha gente isso mesmo que vocês leram, será que agora viram a distorção em torno do que é ser popular? Ser popular nada mais é do que pertencer a grande massa ser um cidadão comum, uma multidão de gente, talvez a palavra mais forte de todas seja plebe, mostrando a cada significado o quanto é ser pequeno.

Hoje em dia mudou bastante, jovens acreditam que ser popular é ser o melhor em tudo, ter a maior rede de amigos, está na boca do povo, ser desejado, está como, dizem o mesmo povo, na mídia, e o que essas pessoas mais quererem é serem diferentes das outras, únicas, talvez desse ponto que tudo se perdeu, por pensaram que o pequeno, descrito no significado de povo, ser sinônimo de único.

Podemos ver que essas pessoas não têm sentido algum ou coesão alguma para fazer tal coisa, eles acabam pertencendo uma classe que eles rejeitam que a suposta plebe, jogando tudo por água a baixo o que eles pregam.

Depois de analisar tal incoerência nesse tipo de comportamento, quero mostrar que é muito pior nesse tipo de pessoas: a prostituição! Isso mesmo que vocês leram. Não estou fazendo comparação a nada sexual, mas sim, estou dizendo no sentido de degradar-se, desmoralizar e de corromper-se. Quantas pessoas que você sabe que vendeu a alma para ter aquela calça jeans da moda, ou que passou na novela das noves? Quantas pessoas foram contra seus próprios dogmas para ser aceito a um determinado grupo que se dizia popular? Quantas pessoas já mal trataram um semelhante, ou até mesmo humilhou para mostrar para os outros que era superior? Sem contar que essas pessoas que se acham popular tem muito mais pessoas que as odeia do que pessoas que as adoram, o que mais uma vez quebra tudo eles vêem pregando e buscando.

Caro leitor desse prezado blogger não precisa ir muito longe para encontramos esse tipo de Ser Humano, basta olhamos ao nosso redor, garanto que vão encontrar muitas pessoas com esse traço. Por quero propor a vocês a pensarem comigo, será mesmo que é tão importante ser popular como algumas acham? Será que ser popular é ser realmente diferentes dos outros? Ou tem tanta gente querendo ser popular que acaba quem pouco está se importando para isso que acaba sendo diferente? Será que vale a pena se corromper por tudo isso? Será que o nosso quarto poder tem uma influencia direta nessa distorção de significado? Termino esse texto deixando essas perguntas para você, caro leitor e talvez essa indignação no ar. Pense nisso!


Por Alexandre Lego

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá Alexandre

Achei interessante sua reflexão e vejo que é imprescindivél questionar tudo que é exposta pela midia. Muita gente esquece que a mídia está sempre a serviço de alguém. A terrivél manipulação feita pelos meios de comunicação. Por enquanto é isso. Um abraço

Anônimo disse...

É hoje em dia todos nós estamos á mercê da exploração da mídia em nossas mentes vai da roupa em que queremos vestir ao que decidimos que é certo ou errado.
É preciso muita inteligencia e força de vontade para separarmos o que é ser popular e o que não é.
Abraços